terça-feira, 11 de junho de 2013

CORES no Design! Parte 1 - NEUTRAS

Entender sobre as cores não é algo tão simples, mas vou tentar sintetizar o entendimento, e ajudar você a compor adequadamente sua paleta de cores.
Ao longo da semana vou postar análises praticas, que vão facilitar a visualização e a composição das cores e seus tons.

Iniciando pelas cores NEUTRAS, que servem para complementar o fundo do ambiente e costumam ser combinadas com cores vibrantes. No entanto, temos incontáveis exemplos de ambientes compostos apenas por cores neutras. O minimalismo por exemplo, é um estilo de design em que a cor BRANCA é a única dominante.


PRETO: Comumente associada à força, elegância, e formalidade. Pode ser conservador ou moderno, tradicional ou nada convencional. Dependendo das cores que o acompanham, o preto pode remeter a diversos sentidos.


BRANCO: Associada a pureza, leveza e virtude, é também relacionado a área da saúde e ambientes religiosos. Pode ser encontrado no estilo minimalista, e serve também como plano de fundo neutro para evidenciar outras cores.


CINZA: É a mais próxima do espectro frio das cores. Considerado depressivo e melancólico, deve ser utilizado com cuidado, pois as características da cor podem ser refletidas no sentimento das pessoas que convivem naquele ambiente. É comumente utilizado como uma cor complementar, na sua maioria são ambientes de tons pretos e brancos.




MARROM: É diretamente associada a natureza, com tons de madeira, pedra, e terra. Quente e neutro, o marrom é uma das cores mais vistas nas composições de uma ambiente. Simplesmente por fazer parte de vários revestimento utilizados em uma construção e sua estrutura. 
É associado ao sentimento de segurança, confiança, firmeza e praticidade. É uma tonalidade aconchegante, remete ao rústico, mas pode também ser de grande requinte.






BEGE: O bege é uma cor única no espectro, podendo ser quente ou fria, dependendo de suas variações, e conforme as cores que são compostas juntamente no mesmo ambiente. Sendo assim, é uma cor fiel, que pode absorver as características das cores ao seu redor.






 Agora uma ilustração, para que você possa entender um pouco mais sobre os tons quentes e tons frios:




Amanhã, vou "apresentar" para vocês as cores primárias, secundárias e terciárias. Juntamente com suas características estimulantes. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário