terça-feira, 11 de junho de 2013

Cores no Design - Parte 3 - SECUNDÁRIAS

”Eu sinto através da cor” Henri Matisse. Grande pintor francês, que ganhou reputação internacional no início do século XX. Explorou o sensualismo das cores fortes, suas principais características na pintura eram, um colorido feroz, pretendia uma sensação física da cor, e usava exclusivamente cores puras. Matisse, apelidado "o mestre da cor", dedicou todo seus esforços para trabalharar a cor.
Minha intenção ao citar Matisse, não é porque sou uma super fã, e sim porque ele conseguiu transmitir sentimento em suas obras através dos tons fortes e difíceis de compor.
É por isso que entender as cores, é muito mais que gostar dessa ou daquela cor. Exige coerência e conhecimento, para que possamos transmitir nossa ideia e sentimento, através dos tons que utilizamos em um projeto.

As cores secundárias, são formadas através da mistura de duas primárias, ou seja:



LARANJA: Cor quente, mistura entre o amarelo e o vermelho. É ativa, representa movimento e espontaneidade. Ótima para escritórios em geral, principalmente na área de comunicação, pois é a cor da agilidade mental, do sucesso, e da prosperidade. Estimula otimismo, generosidade, e aumenta o apetite. Ideal para ambientes onde as pessoas se encontram para conversar. É uma cor acolhedora e íntima.





VIOLETA: Mistura do azul com o vermelho. É uma cor criativa, representa espiritualidade, misticismo  e intuição. Transmite sensação de prosperidade, nobreza e respeito. Excelente para locais de meditação,   purificação, e curas físicas, emocionais e metais. O violeta e seus tons, são indicados para clínicas de estética,  ambientes como quartos, lounges, e até mesmo consultórios de psicologia, e  de medicina em geral.







VERDE: Simboliza beleza, natureza, crescimento, e fertilidade. É uma cor calmante, que harmoniza e  equilibra. O verde traz paz, segurança, esperança em abundância, e confiança. Indicada para todos os ambientes, mas sempre com moderação. No banheiro, o essencial é ter objetos ou detalhes de acabamento em verde vivo, pois é um ambiente de purificação para o corpo. 
O verde também é a cor da ecologia, e sustentabilidade!









Relembrando que a empresa PANTONE, responsável pelo lançamento das cores no mundo, elegeu a cor Emerald 17-5641/ Esmeralda a cor de 2013.




No próximo post, as terciárias, mas como são muitas vou eleger as mais comuns e apresentar suas características e usabilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário